3 exercícios de escrita terapêutica para aliviar a angústia
- Gabriel Oliveira
- 21 de mar. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 19 de abr.

Ao nos percebermos imersos na sociedade, na rotina do dia a dia, com pressão no trabalho e desafio nas relações sociais, não é difícil acabarmos tomados por sensações ansiosas. Ansiedade para resolver no nosso tempo, ansiedade em relação ao que pode acontecer, pensamento ruminante em relação ao que conversamos com determinada pessoa em determinado tempo, ou seja, estamos sempre na tentativa de resolução de algo e muito raramente paramos para ter um momento de introspecção no meio do caos da rotina.
Nesse sentido, uma sugestão terapêutica para esses momentos é utilizar a escrita como um recurso de alívio das angústias. A escrita é um veículo que permite a expressão de emoções profundas e intensas, sem preocupações gramaticais, apenas dando lugar à nossa liberdade e aos nossos sentimentos reais.
Abaixo, deixarei algumas sugestões de exercícios de escrita terapêutica para realizar em momentos de ansiedade e angústias. Você só precisará de caneta e/ou lápis e papel.
Exercício nº 1) Escreva uma carta para a angústia
Na impossibilidade de fugir da angústia, por que não acolhê-la? A sugestão aqui é escrever uma carta direcionada àquilo que gera desconforto; pode ser uma carta endereçada à angústia, ou à ansiedade, ou qualquer outra emoção que você esteja sentindo. Direcione sua emoção, expresse-a por meio das palavras, sem medo do julgamento, afinal: ninguém precisa ler a não ser você. Ao escrever para a emoção, você libera tudo o que está sentindo, podendo inclusive ter mais consciência das possibilidades para sair da complicação do momento.
Exemplo de como iniciar a carta:
À angústia, minha fiel companheira... hoje gostaria de escrever pra você, que me acompanha toda semana, pedindo que não se faça mais tão presente, ou, se fizer, que seja menos intensa...
Depois, é só deixar a emoção e a escrita fluírem!
Exercício nº 2) Imagine uma personagem de filme ou livro e escreva como ela reagiria a essa situação angustiante
Lembre-se de alguma personagem que você gosta ou tem identificação e escreva como ela reagiria a essa situação que você está passando, ampliando o leque de possibilidades de resolução desse impasse a partir das características dessa personagem.
Exemplo:
À Hermione Granger (personagem da saga Harry Potter);
Oi, tenho certeza de que você sairia dessa situação com toda sua coragem e bravura! Sei que você também tem emoções mas não se deixa abalar por elas tão facilmente; gostaria de ser um pouco como você, que sabe utilizar o conhecimento a seu favor mas que ao mesmo tempo continua com simplicidade e carinho às pessoas amadas. Te admiro, Hermione, e hoje me comprometo a ser mais como você [...]
Exercício nº 3) Desabafe livremente
Aqui, você escreverá livremente sobre o que está sentindo, respeitando o fluxo de pensamento e escrevendo sem preocupação em acompanhar uma linha de raciocínio. Você pode rabiscar, escrever, riscar, rasgar o papel ao final, jogar fora, escrever novamente, ou seja, um processo livre para que a escrita seja efetivamente terapêutica. Simplesmente permita que o fluxo aconteça; caso não saiba como começar, escreva a emoção que você está sentindo e depois vá escrevendo o que vier à mente.
Por exemplo: “Ansiedade. Dor no peito. Desespero. Quero sair dessa situação. Preciso de ajuda, sei que vou conseguir sair dessa angústia, [...]”.
Aproveite esse recurso simples e tão potente que é a escrita. Ela tem o poder de aliviar as tensões emocionais; no início pode ser um pouco difícil, mas com o tempo o processo se torna suave e quase automático. Espero que tenha feito sentido pra você!
Comments